New to site?


Login

Lost password? (X)

Already have an account?


Signup

(X)

AgitÁgueda

O Conceito

O AgitÁgueda contribui para o panorama cultural da cidade de uma forma sem paralelo. Desde 2006 cerca de 500 grupos e artistas passaram pelo palco do festival. Além de nomes consagrados, a missão do festival assenta também na promoção de novos projectos musicais através da realização do “Talentos AgitÁgueda”, concurso que pretende promover a participação de novos projectos artísticos nacionais.

A nível artístico de arte pública, toda a cidade de Águeda vivencia um contacto com a arte urbana e com instalações das mais variadas tipologias: instalação de milhares de chapéus de chuva nas ruas da cidade, formam um conjunto que é completo com outro projecto de arte urbana que coloriu ainda mais a cidade: foram pintados dezenas de pontos com variações cromáticas apelativas: de bancos de jardim a escadarias que parecem arco-íris, além de muitos outros apontamentos de desenho e cor. A tenda gigante montada para o efeito, decorada com os famosos chapéus, são um outro factor de interesse a quem visita o AgitÁgueda.

Animação de Rua
Dj's
Tasquinhas
Agita Kids
Arte Urbana
Umbrella Sky Project
Concertos/Espetáculos
Comércio Local Artesanato

História

Não existe em Águeda outro evento que envolva e beneficie a comunidade aguedense como o AgitÁgueda.

Desde 2006 que a chegada do verão é aguardada com expectativa, já que é em julho que a cidade se transfigura numa imensa mancha colorida e num aumento significativo de turistas – uma média superior a 3.000 participantes por dia .

Anualmente o AgitÁgueda tem proporcionado a revitalização dos espaços urbanos, a utilização e fruição sustentável dos espaços públicos, o incentivo e dinamização do comércio local, até à promoção do convívio inter e intra associativo locais, que através de múltiplas atividades relacionadas com a cultura, música, atividades desportivas e de promoção turística possibilitam a todos os participantes uma interação única.

O envolvimento da comunidade local e os seus visitantes é objetivo último de todas estas propostas, o convite à participação e envolvimento está sempre presente, tornando-o um sistema vivo e participativo. Grande parte do programa artístico é apresentado pela “prata da casa” com estreias e apresentação de espetáculos criados por NGO, bandas e DJs aguedenses, “Talentos AgitÁgueda” – concurso de novos talentos, apresentação anual do Conservatório de Música de Águeda, etc. A par com a componente artística, várias NGO de carácter desportivo e social direcionam para o mês de julho as suas maiores actividades fazendo de Águeda o epicentro de toda a região. Durante o evento são ainda proporcionadas formações e masterclasses ao público em geral que através de workshops de stencil, masterclasses de instrumentos, oficinas-concertos, entre muitas outras actividades educativas para todas as idades.  Entre 2007 e 2010  aconteceu o espetáculo inter-associativo “Rio Povo”. Uma criação inter-associativa efémera, com espectáculos a ter lugar em pleno Rio Águeda, marcando de forma indelével a síntese entre a tradição local (fortemente associada ao rio, na sua função cultural transmissora entre a serra e o litoral) e o discurso artístico contemporâneo que se lhe quer associar pela acção e reacção dos novos agentes culturais de Águeda.

Em 2011, mais de 200 voluntários participaram na apresentação de um espetáculo dos “Fura Dels Baus” que contou com a colaboração de uma orquestra local.

Os resultados alcançados são satisfatórios, não só pela notoriedade alcançada com a marca “AgitÁgueda”, mas também pela relação afetiva que a população estabelece com o próprio evento, devido às vivências e experiências que oferece. Alguns números traduzem estes resultados efetivos, anualmente: mais de 100 estabelecimentos comerciais envolvidos; 36 Associações participantes; 23 dias de programação; 17 bares locais; área AgitaKids com vários equipamentos lúdicos destinados aos mais novos; entre muitos outros.
Algumas atividades inseridas nesta programação, como o “Carnaval Fora d’Horas”, trouxeram para a rua centenas de pessoas de coletividades do concelho e da região, que se associaram a esta festa, colorindo as artérias comerciais da cidade à medida que o corso carnavalesco ia avançando pelas ruas emolduradas com milhares de Aguedenses e turistas que não resistiram à cor, música, e alegria que vestiam Águeda.

Paralelamente a campanha promocional “Compre em Águeda” e a possibilidade de usufruir de descontos de 10% durante o evento em mais de 100 estabelecimentos aderentes, proporciona aos visitantes um ambiente de rua ímpar. A dinamização criada com esta campanha aumenta, através das performances em animações constantes e das instalações artísticas, toda a atividade comercial, algo que nos nossos dias é determinante, não só pelo estímulo à atividade comercial, mas também pelo aumento e manutenção de postos de trabalho.

A instalação artística de chapéus de chuva que deram cor às ruas da baixa de Águeda teve um impacto que foi muito além da Cidade, do Concelho, da Região e do País! Nunca antes a Cidade de Águeda foi tão falada no mundo! Com esta iniciativa conseguiu-se um impacto que foi muito além das expectativas, com resultados visíveis, não só no mundo cibernético e nos habitantes locais, como traduzidos em visitantes e melhorias de resultados no comércio local.

Em 2014 a marca “AgitÁgueda” e consequentemente o nome da cidade de Águeda, chegaram a cerca de 44 países. As imagens de Águeda correram mundo, tendo sido identificadas em jornais, as televisões, sites, blogs e naturalmente as redes sociais.

PRÉMIOS E DISTINÇÕES